,


SALVAÇÃO!



A paz do Senhor! tudo bem com você e com a sua família: Meu desejo e oração, ase favor, é que desfrute de todo sorte de bênção!

Mais uma vez, agradeço a sua honrosa visita aos no ciberespaço, especialmente neste seção de mensagens bíblicas.

Hoje que falar de um tema altamente importante (cláro que toda temática da Palavra de Deus é importante!): A SALVAÇÃO. Fique tranquilo, não é um tratado de soteriologia, mas apenas uma breve reflexão para nosso crescimento espiritual:

Em Lucas 16. 19-31 lemos sobre a parábola do rico e Lázaro. O texto bíblico diz “que havia um homem, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente. Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele. E deseja alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhes as chagas. E aconteceu que o mendigo morreu e foi levado pelos anjos ao seio de Abraão; e morreu também e foi sepultado. E, no Hades, ergueu os olhos, estando em tormentos, viu ao longe Abraão e Lázaro, no seu seio. E clamando disse: Abraão, meu pai, tem misericórdia de mim e manda a Lázaro que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chamas. Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebestes os teus bens em tua vida, e Lázaro, somente males; e, agora, este é consolado, e tu, atormentado. E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá, passar para cá. E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos, para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento. Disse-lhe Abraão: Eles tem Moisés e os Profetas; ouçam-no. E disse ele: Não, Abraão, meu pai; mas se algum dos mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam. Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite”. É uma parábola muito instrutiva que mostra com clareza a existência do céu, como lugar de gozo alegria, e a triste realidade do inferno, como lugar de suplício. Três coisas importantes se aprendem aqui, as quais devem ser praticadas por todos os cristãos:

ARREPENDIMENTO - João Batista, o último dos profetas, iniciou o seu ministério pregando a mensagem do arrependimento. Ele dizia: ‘’Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus.’’ (Mt. 3. 2).Jesus Cristo também usou as mesmas palavras ao iniciar sua árdua tarefa, bem como os apóstolos, após a descida do Espírito Santo ( Mt. 4. 17; At. 2. 38). O arrependimento é o passo fundamental para alcançarmos a salvação. Ela é a principal exigência para que haja perdão dos pecados. Assim como o pai perdoou o filho pródigo, e o recebeu em seus braços (Lc. 15. 11-24), Deus está pronto a perdoar e receber o mais vil pecador, e lhe dar a vida eterna em segurança. Se o rico mencionado aqui, tivesse se arrependido dos seus pecados e recebido o Senhor em sua vida, certamente teria sido acolhido no seio de Abraão, como Lázaro o foi.

ATENÇAO À PALAVRA DE DEUS - Apocalipse 1. 3 diz: ‘’Bem aventurado aquele que [...] ouve [...].’’. Ouvir a Palavra Deus, além de confortador, é fundamental para que haja no homem uma transformação de vida. Quando tiramos tempo para ouvir as Verdades fundamentais revelada na Bíblia Sagrada, estamos dando oportunidade ao Espírito Santo de Deus trabalhar em nossos corações, e esclarecer-nos sobre as atitudes que devemos tomar diante do Senhor(Jo. 16. 8-0) . Lamentavelmente, o rico da parábola, assim como muita pessoa da atualidade, não se deu ao luxo de ouvir a mensagem salvífica do Senhor. Preferiu crê naquilo que possuía: Riquezas, intelectualidade; bens temporais, os quais se acabam aqui. Ele adotou para si o Materialismo (Materialismo é a religião cujo deus são os bens materiais). Ouvir a palavra do Senhor é um passo importante que todo ser humano pode dar. A Bíblia diz que ‘’a fé vem pelo ouvir’’ (Rm 10. 17).

EXERCÍCIO DA FÉ E PRÁTICA DA PALAVRA DE DEUS - Em meio das chamas ardentes do Hades, o rico clama ao pai Abraão, que mande Lázaro vá à casa de seu pai e testifique para seus irmãos, a fim de evitar que estes tenham o mesmo destino dele - o Inferno. Mas, recebeu a triste notícia: ‘‘... Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.’’ Sem dúvida nenhuma, o rico deve ter lembrado do comportamento que teve durante a sua vida, principalmente dos seus irmãos. Moisés e os Profetas mencionados aqui representam, hoje, os pastores, missionários, evangelistas, leigos e todos que pertencem ao rebanho do Senhor que estão anunciando a Sua Palavra. Ninguém poderá dizer que não teve a oportunidade de ouvir o Evangelho, pois, ele é anunciado todos os dias. Fica claro nesta passagem bíblica que, os mortos não possuem o poder de reencarnar e/ou ressuscitar para vir nos trazer uma mensagem da parte de Deus ou de quem quer que seja. Isto jamais ocorrerá. Deus escolheu homens e mulheres e os preparou para anunciar as boas novas. O próprio Jesus cristo, Seu filho amado, o qual a Bíblia o chama de Verbo (Logos), encarnou-se e se fez homem, para salvar todos os homens, através de sua morte vicária. Agora, só resta crê no Sacrifício Salvatício de Cristo. “Crê no Senhor Jesus, e serás salvo, tu e a tua casa (At 16. 31)”. Que o Senhor abençoe grandemente todos os nossos leitores. Que o erro crasso do rico não ocorra na sua vida!